Como os usuários GNU/Linux serão afetados pela fusão Yahoo!-Microsoft?

Photobucket

Artigos sobre a oferta da Microsoft provavelmente estão lhe matando de tédio, mas esse artigo discute um aspecto particular da potencial aquisição, saber seus efeitos sobre os usuários GNU/Linux e BSD. Aqui está uma análise ponto a ponto do impacto, abrangendo muitas das principais questões:

Financimento para o Open Source

A fim de melhorar a sua imagem, o Yahoo! organizou recentemente iniciativas como workshop direcionados para desenvolvedores de software open source. Pense neles como um equivalente distante do Google's Summer of Code, cujo provê financiamento para projetos de softwares livre como KDE, Wordpress, Drupal e vários outros projetos independentes - projetos que começam como nada mais que uma proposta de um aluno ambicioso de ciência da computação com tempo livre.

A Microsoft vende software para desktop, diferentemente do Yahoo!, que é mais focado em serviços que são fornecidos via internet. Se a Microsoft adquiriro Yahoo!, existirá ao menos um conflito de interesses ou uma situação onde projetos open source recebem finaciamento se, e somente se, eles se basearem na Microsoft, incluindo Windows. O Yahoo que conheciamos não oferecerá o mesmo tratamento para o Software Livre.

Duplicidade se torna convergência

O Yahoo! e a Microsoft oferecem muitos serviços e softwares similares. Há uma abundância de sobreposição. Não faz sentido manter dois produtos competitivos dentro da mesmo compania, então alguma convergência ou descarte é esperado.

Sob o "regime" da Microsoft, por assim dizer, os serviços e softwares do Yahoo! estão sujeitos de piorar para usuários GNU/Linux em vez de melhorar. Devido à escala da compania, há comlicados interesses em jogo. Para começar, pense sobre a a compatibilidade de software com multiplos sistemas operacionais.

Vamos explorar isso ainda mais nos pontos abaixo.

É o apagar das luzes para o LAMP e o BSD?

O Yahoo! é um tanto popular entre quem defende o BSD por que de orgulha se sua implementação, baseada no FreeBSD, em seus servidores. Curiosamente, o Hotmail também rodava FreeBSD em seus servidores antes de ser adquirido pela Microsoft. Acredita-se que o Hotmail foi migrado para tecnologias da Microsft depois da aquisição, mas rumores recentes tendem a negar isso.

A Microsoft pode estar usando Software Livre secretamente? Ela pode de fato esconder essa informação valiosa da opinião pública?

Um fato definitivo, vários sites da Microsoft dependem ou rodam sobre GNU/Linux. Equipamentos de rede, incluindo roteadores em Redmon, tem componentes que rodam Linux embutido. E, a aquisição de US$6 bi pela Microsoft da aQuantive foi um caso de compra de empresas cuja infra-estrutura é baseada em Software Livre. O mesmo vale para a Newsvine, que a Microsoft adquiriu no ano passado.

Então qual será o destino dos servidores próprios do Yahoo!? É difícil dizer, mas é possivel que a troca seja invevitável.

Suporte dos Navegadores

O Yahoo! tem história de ser relativamente hostil ao Linux e algumas vezes hostil com navegadores que não sejam o Internet Explorer. Essa é uma reputação que o Yahoo! simplemente ganhou por si mesmo. Isso nunca melhorará se a aquisição pela Microsoft se materializar? As coisas ficarão ainda piores? Essa última possibilidade parece mais provável.

Silverlight no Yahoo?

O Silverlight é uma nova tecnologia da Microsoft e ela compete diretamente contra o Flash, da Adobe. O Silverlight funciona em Macs, da Apple, e no Windows, mas não em outras plataformas. Um projeto da Novell chamado Moonlight se esforça para preencher essa lacuna para os usuários GNU/Linux e as vezes dá a iusão que o Silverlight é de fato suportado no GNU/Linux. Mas existe limitações na distribuição. Patentes de software também desempenham um papel.

Utilizando suas parceirias e suas próprias propriedades na Web, a Microsoft começou a espalhar lentamente o Silverlight através da Web. O Silverlight agora é até recomendado entras as atualizações do sistema para usuários Windows, juntamente com patches de segurança. O microsoft.com diz ter sido remodelado para Silverlight, cujo objetivo parece tornar essa tecnologia mais generalizada e, portanto, inevitável.

O Yahoo! irá seguir o exemplo se a Microsoft adquiri-lo? O Yahoo! é o site mais visitado da Wen, baseado no rank de tráfico Alexa.

É importante lembrar que o Silverlight pode ser usado para discriminar usuários GNU/Linux, deixando-os longe de alguns sites de várias maneias, ou tornando-os mais sensiveis às ameaças de patentes de software. O moonlight é, afinal, baseado no Mono, que é um clone do .NET, para cujo a Novell para royalties como uma forma de combertura legal.

Políticas de Moderação

Em várias ocasiões no ano passado, o Yahoo! foi acusado de censura contra o software Open Source. O Yahoo! Respostas, por exemplo, rejeitava ou deletava conselhos defendendo o uso de GNU/Linux ou BSD. O Yahoo! se manteve calado por muitos meses antes das reclamações se tornarem grandes. Então responderam a isso dizendo que não se tratava de questão política. Maus moderadores são possivelmente repreendidos.

Não podemos deixar de imaginar que, se o Yahoo! for povoado por empregados da Microsoft ou se o pessoal do Yahoo! servir à Microsoft, ameaças competitivas com o Software Livre serão mal-tratados como nunca.

De acordo com Mary Jo Foley, uma jornalista veterana especializada em negócios da Microsoft, a empresa pode ter sido pega alterando resultados de pesquisas para ajudar ou defender os objetivos do negócio. O Yahoo!, diferentemente da Microsoft, tem sua ferramenta de busca usada por várias pessoas difentes, então censura corporativa, em oposição a politica de censura, é um caminho duvidos para se aproximar. Tolerância e equilíbrio é o que torna a Web mais confável, euquanto o policiamento tem corroído a confiança.

Pistas e Conclusão

Em meio a novos rumores e relatórios não checados que Rupert Murdoch pretende lançar para o Yahoo!, alguém deve pensar sobre o perigo da consolidação. Quando duas empresas colidem ou se juntam, outras são muitas vezes marginalizadas. Isso foi visto justamente semana passada quando a Nokia adquiriu a Trolltech, prejudicando algumas de suas rivais no processo.

A principal vitima aqui, no caso do Yahoo! e da Microsoft se juntarem para ganhar parte do mercado, é o Google. Sendo um dos grandes apoiadores do Linux, o Google merece a defesa contra essa possível aquisição. Além disso, pelas razões listadas acima, os usuários GNU/Linux deveriam perceber que não há nada muito animador nas notícias da semana passada.

Fonte: Roy Schestowitz@linux.org

 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.