Benchmark: Criptografia de Disco no Ubuntu Linux

No Ubuntu 7.10 foi introduzido o suporte a instalação com criptografia usando a instalação Alternate, onde pode-se criptografar totalmente seu disco em um LVM (Logical Volume Manager) usando o dm-crypt. Infelizmente, no instalador Ubiquity do Ubuntu 8.04 continua a falta do suporte LVM e de criptografia, mas usando o Ubuntu 8.04 Alpha 6 nós observamos o desempenho dessa configuração criptografada no Ubuntu Linux. Em vez de olhar diretamente a sobrecarga de leitura/escrita causado pelo processo da criptografia, nós fornecemos alguns benchmarks para ver como a performance no mundo real é impactada nos jogos e em outras tarefas de desktop.

ubuntu_encrypt_1.jpg

Para avaliar a performance da criptografia de disco no Ubuntu Linux, realizamos duas instalações limpas do Ubuntu 8.04 Alpha 6 com kernel Linux 2.6.24 usando o instalador Alternate. Numa instalação, usamos o método "Guided - use entire disk and set up LVM", e na outra usamos o método "Guided - use entire disk and set up encrypted LVM". Todas opções em ambas instalações foram igualmente mantidas e deixadas em seus respectivos valores padrões.

ubuntu_encrypt_2.jpg

Em vez de apenas rodar testes de discos do Linux, nós rodamos vários testes do nosso dia-a-dia. Estes testes incluem: Enemy Territory, Doom 3, Enemy Territory: Quake Wars, encode com o LAME, compressão Gzip e a medição do tempo de cópia de 364 imagens (no total de 1.3GB) de um driver flash USB para o disco rígido. Os testes que fizemos para esse artigo são simples como esses, nós rodamos os testes em LVM padrão e LVM criptografado. O hardware dos testes consiste em um processador AMD Athlon 64 X2 4200+ AM2, memória RAM de 2GB A-DATA DDR2-800, disco rígido Western Digital 160GB SATA, placa-mãe Abit NF-M2 nView e placa de vídeo NVIDIA GeForce 6600GT 128MB usando o driver 169.12.

Enemy Territory v2.60 800x600

01.png

Doom 3 v1.3.1 1280x1204 - High Quality

02.png

ET: Quake Wars v1.4 1280x1204 - High Quality

03.png

Lame Encoding v3.97 (time lame -h song.wav song.mp3 [83MB])

04.png

Gzip Compression (time gzip -c armyops.tar > armops.tar.gz [745MB])

05.png

Flash Drive to HDD (time cp -va images ~ [364 images/1.3GB])

06.png

Nos três testes dos jogos - Enemy Territory, Doom 3, and Enemy Territory: Quake Wars - o LVM criptografado teve um impacto pequeno na performance da taxa de frame. No Doom 3 e ET: Quake Wars a taxa de frame caiu alguns frames quando o dm-crypt estava em uso. A maior queda foi com o ET: Quake Wars, que equacionou 2.9 frames ou uma queda de 10% na performance. No encode de um arquivo WAV para o formato MP3 com o LAME e na compressão usando Gzip em um arquivo de 745MB a queda de performace foi pequena mas perceptível. Em nosso último benchmark, que é o mais intenso para o disco, cujo era copiar 364 imagens JPEG, no total de 1.3GB em espaço de disco, de um drive Corsair Flash Voyager GT para o disco rígido, o custo de performance usando o LVM criptografado foi cerca de 7%.

Dependendo da cituação, o impacto da performance usando o dm-crypt irá variar, mas para usuários móveis com informações delicadas ou apenas pessoais, a criptografia do disco rígido torna-se necessária e seus benefícios se sobrepoem ao pequeno impacto de performance. É uma pena que o suporte a criptografia não tenha chegado a tempo no instalador do LiveCD para o Ubuntu 8.04 LTS, mas esperamos que ele seja adicionado no Ubuntu 8.10. Idealmente para essa criptografia em desktop eles usarão o Cryptsetup com suporte LUKS.

Fonte: Phoronix

 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.