Ferramentas de conversão de audio para Linux

A maioria dos players de música portáteis podem tocar musica encodada no formato de audio MP3, mas alguns consumidores também têm arquivos em Ogg Vorbis, FLAC, MPC, e até WMA. Como você muda de um formato para outro quem precisa? Aqui estão algumas das melhores ferramentas de conversão disponíveis no Linux.Uma das mais simples e elegantes formas de converter arquivos de audio é usando o script audio-convert. Ele faz uso do Zenity para mostrar mensagens gráficas e janelas, mas o resto do trabalho pela linha de comando.

Quando você digita audio-convertnome-do-arquivo, lhe é apresentada uma mensagem gráfica lhe pedindo para escolher o formato de saída para o arquivo resultante. Você então especifica se pretende passar as tags ID3 existentes para o arquivo recém criado ou as colocará manualmente. Nesse último caso, o script insere o nome da banda e título do álbum para todas as músicas depois de inseri-las uma vez. Você tem quatro opções de qualidade de audio quando se converte para MP3: medium (160Kbps), standard (220Kbps), extreme (264Kbps) e insane (320Kbps).O audio-convert faz uso de várias ferramentas CLI (command-line interface) para faz seu trabalho. Ele precisa do MPlayer para decodificar arquivos WMA, musepack-tools para manipular arquivos de audio MPC, e o flac e outros a fim de converter arquivos entre os formatos OGG, MP3, ACC, WAV, APE e WMA. Se quer manter isso simples, use esse script elegante.

O SoundConverter é outra ferramenta leve que oferece uma simples, porém efetiva, interface gráfica para convertar arquivos de audio. Apenas especifique uma pasta ou um arquivo individual usando o drag-and-drop (arrastar e soltar) ou os botões da interface de usuário e você pode converter para os formatos MP3, OGG, FLAC ou WAV, variando o bitrate de 64Kbps a 256Kbps no caso dos dois primeiros formatos. Opcionalmente, a partir da janela de preferências (Preferences), você pode especificar como os arquivos resultantes srão nomeados e onde eles ficarão. Você pode configurar o programa para criar uma pasta baseada no nome do artista e inserir sub-pastas usando o nome do album que contém o nome real das musicas. Você pode selecionar arquivos em três cliques, e tudo o que vocÊ tem que fazer é esperar o processo acabar.

O SoundKonverter é um front-end (capa) baseado em QT para vários conversores de audio que lhe permite ajustar o arquivo resultante de diversas formas. O SoundKonvertertmbém possui a ferramenta Replay Gain Tool que pode fazer correções de volume em arquivos, de modo que elas tocam em um nível de volume igual.

Arraste e solte os arquivos ou pastas que contenham arquivos de audio até a janela principal, então, da aba Simple selecione o formato de saída: OGG, MP3, MP2, RM, MID, MPC, RA, ou qualquer outro que você tenha um encoder instalado. Próximo à lista de formatos de saída está um botão Info, que explica os benefícios que cada formato fornece. Pela lista de Quality escolha a qualidade do arquivo resultante: de Low (baixa), para Very High (muito alta), até Lossless (sem perda) e definida pelo usuário. Você pode especificar o nome do arquivo e diretórios de saída a ser criado usando as metadatas (tag ID3) existentes ou um diretóio de sua escolha. No caso de especificação manual da metadata, %b representa o Album, %a o Artista, %n o número da Faixa, %t o Título; você pode parar o mouse em cima do campo de texto para um popup útil com mais informações. A aba Detailed permite que você coloque o bitrate ou a qualidade, a taxa de resample e tipo de canal de audio (mono ou stereo). Para converter um album MP3 para arquivos OGG, clique na aba Detailed, escolha OGG na lista Convert, coloque a qualidade que deseja e desmarque Resample e Channels para usar o padrão do arquivo. O SoundKonverter iniciará o decodando três arquivos por vez, usando o oggenc em segundo-plano, então começará a encodar os arquivos assim que um deles for terminado.

O Gnormalize é um aplicativo GTK que pode extrair, normalizar e encodar arquivos de audio com precisão. Apenas selecione o arquivo ou pasta que contém os arquivos de audio e escolha o formato de saída pela janela principal. Se desejar presevar o tipo de encode e bitrate do arquivo, clique em normalize e deixe o software fazer seu trabalho. Se preferir mudar essas propriedades, pela aba config selecione change properties e coloque essas opções manualmente. A aba info fornece um editor de tag ID3 que pode modificar arquivos MP3 e OGG por remessa. A aba rip, além das funções de extração, oferece um pequeno player onde você pode prever o resultado. O Gnormalize pode converter entre os formatos MP3, MP4, MPC, OGG, APE, FLAC e WAV.

Além dessas ferramentas multi-formatos, existe uma ferramenta dedicada à converção da maioria dos principais formatos de audio. A proposta do OggConvert é fornecer uma interface gráfica de fácil manuseio para converter diferentes formatos de arquivos para OGG. Para usa-lo, carrega a pasta de origem, mova a barra de conversão de audio para escolher uma qualidade de audio, especifique os nomes dos arquivos e pastas de destino, então clique em Convert.

E por fim há a forma CLI (via linha de comando); você não precisa de todas essas interfaces gráficas para fazer o encode quando você tem tantas alternativas via linha de comando. Todas essas ferramentas acima são apenas front-ends (capas) que usam lame, oggenc, ffmpeg, mppenc, MPlayer e outros programas que podem ser rodados pelo console. Use "lame arquivo.wav arquivo.mp3" para criar rapidamente um arquivo MP3 vindo de um arquivo WAV. Utilize "lame -b 320 arquivo.wav arquivo.mp3" para definir manualmente o bitrate de 320Kbps. Você pode criar um arquivo MPC com bitrate em 212Kbps usando "mppenc --xtreme arquivo-de-entrada.wav arquivo-de-saida.mpc". Para converter arquivo WAV para MID, utilize o Waon: "waon -i arquivo-de-entrada.wav -o arquivo-de-saida.mid". A ferramenta flac pode converter arquivos WAV ou AIFF em OGG FLAC ou arquivos FLAC puros: "flac -8 arquivo-de-entrada arquivo-de-saida", onde o numero representa o nível de compressão. Pode ir de 0 (mais rápido) a 8 (melhor).

O Linux tem uma ferramenta para quase todo formato de audio que você pode encontrar. Se não achar uma nos repositórios da sua distribuição, pode achar na Internet.

Fonte: Linux.com

 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.