A melhor dica de marketing para Linux: Não mencione Linux

nolinux.jpg

O VAR Guy [autor original] não estava procurando por amor, mas ele achou isso durante uma visita a CostCo local na noite passada. Lá, ele viu um EeePC da Asus por US$299. Ele vem com Linux - mas nos materiais promocionais dentro da loja da CostCo para o dispositivo mal mencionava o Linux. Isso pode ser uma jogada esperta. Veja porquê.

Durante a visita a CostCo, o VAR Guy notou vários compradores observando o Eee PC (Os três E's significam Easy to work, Easy to Learn, Easy to play). Nenhum dos compradores - nenhum - que osbservava o Eee PC na noite passada perguntou se ele rodava Windows, Linux ou outra coisa. O fato é: a maioria dos consumidores não sabem sobre Linux ainda.

Os clientes do CostCo têm perguntas mais práticas em suas mentes:

• O pequeno sub-notebook de US$299 tem acesso a internet? (sim)
• Suporte Wireless? (sim)
• Funções de email? (absolutamente)
• Habilidade de compartilhar documentos, planilhas, apresentações? (claro)

Note que a lista acima não menciona "Windows" ou "Microsoft Office". Mais e mais, os consumidores de hoje estão pensando menos em produtos de software pelo nome. A Internet e os padrões suportados amplamente (TCP/IP, HTML, Ethernet, etc.) começaram a nos livrar de pacotes de sotware monolítico.

Hey, o VAR Guy ainda é um usuário do Microsoft Office. De fato, ele acha muito bom. Mas se você está no mercado para um sub-notebook barato que é fácil de usar enquanto está na estrada, o Eee PC está se conectando com milhares de usuários.

Na verdade, o Eee PC com uma tela de 7 polegadas tem sido um sucesso de vendas. Mas o VAR Guy prefere esperar o de tela de 9 polegadas. Ele pode precisar pagar um pouco mais por esse extra. O fato dele rodar Linux é um bônus para o VAR Guy. Mas para a maioria dos consumidores, o Linux ainda nem está em seus radares.

Fonte: TheVARGuy

 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.