15 citações de Torvalds e Stallman sobre Software Livre e Aberto



1. "Ser capaz de escolher entre pacotes de software proprietários é ser capaz de escolher o seu senhor. Liberdade significa não ter um senhor.  E na área da computação, liberdade significa não usar software proprietário."
~Richard Stallman

2. "Software é como sexo: é melhor quando é de graça."
~Linus Torvalds

3. "Valorize a sua liberdade ou você a perderá, ensina a história. "Não nos incomode com política", respondem aqueles que não querem aprender.
~Richard Stallman

4. "As patentes de software são uma grande ameaça em potencial para as pessoas que trabalham com open source. Fica fácil para as empresas e comunidades que têm patentes tornar tais patentes disponíveis ao
acesso público para as pessoas usarem. É uma forma de tentar ajudar desenvolvedor a lidar com a ameaça."
~Linus Torvalds

5. "Se programadores merecem ser recompensados por criar programas inovadores, pelo mesmo motivo eles merecem ser punidos se restringirem o uso desses programas."
~Richard Stallman

6. "Uma das perguntas que sempre odiei responder é como as pessoas ganham dinheiro com o software open source. Acho que a Cladera e a Red Hat - e existem várias outras empresas de Linux aparecendo - mostram que sim, você realmente pode ganhar dinheiro no campo open source."
~Linus Torvalds

7."Controle sobre o uso das idéias individuais na verdade constitui controlar a vida das outras pessoas; e é normalmente usado para tornar suas vidas mais difíceis."
~Richard Stallman

8. "Só torna cada vez mais difícil para as pessoas se aproximarem do movimento (open source), quando, finalmente, acabam de se preocupar com a... humilhação pública."
~Linus Torvalds

9. "Fundei o movimento Software Livre, um movimento de liberdade para cooperar. O open source foi uma reação contra o nosso idealismo. Nós continuamos aqui e as pessoas do movimento open source não conseguiram nos excluir."
~Richard Stallman

10. "Quando se trata de software, eu prefiro muito mais o software livre, porque raramente vi um programa funcionar direito para as minhas necessidades, e ter o código-fonte pode ser salvador."
~Linus Torvalds

11. "Se você focar a sua mente na liberdade e na comunidade que você pode criar se mantendo firme, você achará a força para fazer isso."
~Richard Stallman

12. "Todos que me dizem que não posso usar um programa porque ele não é open source, vá encher saco do Stallman. Não estou interessado. 99% do que rodo tende a ser open source, mas isso é uma escolha MINHA, que merda."
~Linus Torvalds

13. "Software Livre é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, você deve pensar em "livre" como "livre pensamento", não como "buffet livre"."
~Richard Stallman

14. "Estou fazendo um sistema operacional livre só como um hobby, não será grande e profissional como os clones gnu para 386 (486) AT."
~Linus Torvalds

15. Assim que o GNU esteja escrito, todos serão capazes de obter um bom sistema de software livre, assim como o ar."
~Richard Stallman

Fonte:

OBS.: Na citação 13 algumas palavras foram trocadas para que o sentido fosse preservado.
 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.