As 5 maiores referências sobre Linux na cultura POP

Este onipresente Linux! Está em seu computador, em seu telefone móvel, em seu GPS portátil. Além disso, ele também está em filmes, cartoons, gibis e livros em torno de você! Aqui está o meu top 5 de referências sobre Linux encontradas na cultura popular.

Aqui estão as minhas cinco escolhas de referências do Linux na cultura pop. Começaremos com uma que é um pouco óbvia, mas sobre certamente tem um lugar no meu coração.

#5 - Dilbert

Bem, se alguma vez houve uma tirinha que provavelmente mencionasse Linux, ela teria que ser o Dilbert. Muitos desenvolvedores de software e administradores de rede já se identificaram com o engenheiro infeliz durante suas façanhas.

Em 24 de junho de 1995, o companheiro de Dilbert, Wally, se encontrou com um cara gordo e barbudo de certa idade, talvez parecido com o Papai Noel, porém obscuro e com um limite próximo dele. A barba desleixada, o suspensórios e a expressão presunçosa, tudo combinado para mantê-lo à distância.

Wally o reconheceu imediatamente pela aparência e se referiu, simplesmente, como "um daqueles condescendentes usuários UNIX" e reagiu com uma mistura de nervosismo, temor e hostilidade. E o cara do UNIX ouviu com uma calma santa e então, finalmente, mexe no bolso. "Uma moeda, garoto. Consiga um computador melhor", disse ele.

Photobucket

Dilbert é publicado diariamente na web e em mais de 2.500 jornais por todo o mundo e 65 países diferentes, em 19 idiomas e com mais de 150 milhões de fãs.

Essa tirinha é bem consolidada entre os hackers Linux e UNIX eruditos. Ela adornou muitos murais. Ela apareceu em capas de vários volumes, como no livro de W. Richard Steavens, Advanced Programmin in the UNIX environment", que foi publicado 10 anos depois do cartoon ser publicado, mas é um testemunho de sua longevidade e das memórias que invoca.

Essa tirinha certamente merece estar nessa lista. Devido a ser um pouco geek, e até mesmo previsível que Dilbert iria se referir ao popular sistema operacional livre. Eu a coloquei no quinto lugar. Teremos referências mais populares conforme progredimos.

#4 - Vingadores

Capitão América! Thor! Homem de Ferro! Esse são alguns dos super-heróis mais poderosos que o mundo (Marvel) já conheceu. Ah sim, há o Homem Formiga também. Minha esposa não consegue levá-lo a sério quando tento explicar que a habilidade de Henry Pym é encolher e falar com as formigas.

Os Vingadores, como muitos gibis da era dourada - e prateada-, voltou a ser impresso com tempo reformulado e com estórias duras para reconquistar leitores nessa era da Internet. Em julho de 2007, na Might Avengers número 4 (da nova série), apareceu nada menos do que um tela de boot do GRUB, num PC numa base de mísseis, com todas as opções  normais da tela do Ubuntu, incluindo o memtest.

Ao longo da tela, as temidas palavras "Acesso Negado" são visíveis. Os horrorizados funcionários da base de mísseis estão olhando para a mesma tela do GRUB, se borrando nas calças. "O que é isso?", diz um deles.

"Alguém invadiu o sistema. Alguém está procurando pelos códigos de lançamento. Ohh meu Deus!"

A base de mísseis lituana realmente roda Ubuntu? Talvez sim, talvez não, mas a mensagem principal para se tirar disso é: não dê acesso sudo para a pessoa errada! Por que? Elas invadirão o seu computador até enquanto ele está iniciando.. então, ok... não é verdade, mas é cultura pop!!

Aqui está a página em questão. Clique nela para ampliar.

Photobucket

Agora, talvez você pense que gibis são para crianças. Ou talvez, como outros, você tem a opinião de que gibis são, na verdade, novelas gráficas e estórias expressadas através de arte seqüencial - uma visão exposta por Scott McCloud, criador do gibi que acompanhou o lançamento do navegador Google Chrome. O livro de McCloud, Undertanding Comics, aprofunda um pouco mais essa visão.

A seguir referências que aposto que você conhece, não importa a sua idade ou preferências!

#3 - The Matrix Reloaded

The Matrix é o meu filme preferido de todos os tempo. É brilhante. Até o pequeno problema das duas sequências desastradas arruiná-lo. Contudo, os escritores certamente conheciam algumas coisas.

Você deve ter visto todos esses filmes onde hackers de algum modo invadem um computador com eye-candys animados em cenas ridículas. Por que, em Independence Day, você pode até enviar um vírus para a nave dos aliens com um laptop Macintosh desplugado?? Felizmente eles não tinham segurança no WiFi da nave??

Poxa, num gibi de super-heróis chamado Mighty Avengers - você já ouviu falar sobre ele? - alguém invade um computador até quando ele está iniciando.

No entanto, em The Matrix Reload, quando Trinity se senta para hackear, ela realmente hackeia. Confrontada com o problema de rompimento da rede elétrica da cidade,Trinity rapidamente usa o Nmap 2.54beta25 e procura por um servidor SSH vulnerável. Ela se aproveita do exploit SSH1 CRC32, publicado em 2001 (embora o script usado, sshnuke, seja fictício). Xingue a rede da cidade por não estar atualizada!!

É um cenário totalmente plausível e um uso genuíno do Nmap (bem, dito isso, todos nós o usamos para proteger nossas redes, não para quebras outras, certo?) e é encontrado num genuíno sucesso hollywoodiano, apesar das minhas opiniões sobre toda a obra.

Se você estiver interessado, os comando que Trinity rodou foram:

# nmap –v –sS –O 10.2.2.2
# sshnuke 10.2.2.2 –rootpw=”Z10NQ101”
# ssh 10.2.2.2 –l root


Photobucket

Photobucket

#2 - George W. Bush e a NSA

A NSA - a Agência de Segurança Nacional americana - anda por caminhos secretos. Eles existem? Bem, é quase certo. Mas eles escutam as suas ligações telefônicas? Eles instalam backdoors no seu computador? Rumores e temores não faltam em torno dos poderes que a NSA pode ou não exercer.

Na verdade, por até mencioná-los, talvez esse site esteja sendo monitorado nesse momento. Supondo que isso não esteja sendo feito agora. Contudo, a NSA está freqüentemente em notícias verídicas na América do Norte.

Em 2006, o presidente George W. Bush disse que não procurava a aprovação do congresso para escutas domésticas sem autorização por uma simples razão: ele não precisava dela, afirmou.

Esse foi um dos muitos elementos no debate sobre a espionagem da NSA que surgiu quando o programa foi revelado no início daquele ano.

São coisas interessantes, mas tangencia o que quero lhe mostrar. Durante esse período controverso, o presidente fez uma viagem super-secreta até a super-secreta NSA em Fort Meade.

Claro que a viagem não teve todo esse segredo porque, evidentemente, uma horda de jornalistas acompanhou a equipe presidencial. E o que é legal é uma fotografia de Bush com o General de Divisão Keith B Alexander (diretor da NSA) e William Narshal (outro funcionário de alto escalão da NSA).
Esse foto apareceu na televisão e nas principais publicações escritas com o Washinton Post, Newsweek juntamente com outros jornais diários.

Atrás deles, numa tela iluminada, claramente está uma lista das versões mais atualizadas de ferramentas open source de segurança como o Ethereal, Nessus, Nmap, Cain e Aben, Metasploit, Snort e Kismet. O nome, data da última versão e atual versão de cada programa estão sendo mostrados claramente.

Ok, talvez a NSA esteja grampeando o seu telefone (ou talvez não), mas eles certamente estão de olho no que há de novo no mundo das ferramentas de segurança open source. E se elas são boas o suficiente para a NSA, talvez elas sejam boas o suficiente para você.

Photobucket

A seguir, a minha referência favorita do Linux na cultura pop. E sem dúvida você já deve ter visto.

#1 - Jurassic Park

Raarrghh! O dinossauro assassino está atrás de nós. Esse filme de sucesso chocou o mundo e teve uma grande temporada nos cinemas, um número estrondoso de vendas de DVD's, algumas seqüências, um passeio temático nos estúdios Universal e muito mais.

Numa cena dramática, Lex, Grant e Tim estão tentando sobreviver enquanto tentam manter o dinossauro
à distancia e fazer o que for preciso para trancar o Jurassic Park e conseguir ajuda.

Tim está despistando raptores na cozinha, Grant está atirando com sua espingarda. Lex, por outro lado, vê um terminal e susurra: "É um sistema UNIX. Eu conheço." e começa a digitar.

Para maiores detalhes, Lex utilizou uma workstation Silicon Grafics rodando um programa chamado 3D File System Navigator que roda sobre o Irix.

Veja abaixo a cena:


Numa única cena, o público, em qualquer lugar, percebeu que não somente garotinhas realmente conhecem coisas sobre computação, mas tivemos uma importante lição por que você deveria saber comandos de texto quando uma fera pré-história faminta está fungando no seu cangote: cada segundo conta!!

Assim como no cartoon do Dilbert, que permaneceu nos corações e mentes dos loucos por Linux, a frase "É um sistema UNIX. Eu conheço." se tornou legendária. Você a acará no YTMND, você a achará na página de citações memoráveis do IMDB. E você pode comprar uma camisa com ela, se desejar.

Fonte: iTWire
 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.