Mulheres no Linux

Photobucket

Mulheres no Linux (ou em tecnologia em geral) sempre foram uma peça rara. Venho tentando sem sucesso fazer com que minhas amigas ou membros da família se interessem por Linux. Então, no meu desafio de fazer que mais mulheres se interessem por Linux, fiz esta lista de mulheres que contribuem ativamente na comunidade Linux. Esta lista não inclui apenas as mulheres da comunidade open source (como Mitchell Baker da Mozilla Foundation), mas mais especificamente as mulheres com notável contribuição na comunidade Linux. Está não está numa ordem particular.

Machtelt Garrels: Machtelt Garrels é uma veterana e consultora/professora freelancer do mundo Linux. Ela também é um membro dp Linux Documentation Project, onde ela inicialmente encontrou um fértil solo para ter seus trabalhos lidos por todo o mundo. Ela foi convidada no ano passado para se juntar ao fórum BSD Certification Group Advisory Board e compartilhar seu conhecimento sobre organização de certificações, que ela aprendeu como Coordenadora de Tradução para o Linux Professional Institute. Em cooperação com um grupo de alunos holandeses, ela fundou no ano passado a OpenDoc Society, uma organização sem fins lucrativos que promove o uso de padrões abertos e do Open Document Standard (ODF) em particular. (Fonte)

Pia Waugh: Pia Waugh é uma militante australiana do software livre. Atualmente é presidente da organização que promove o Software Freedom Day e é ex-presidente e vice-presidente da Linux Australia. (Fonte)

Erinn Clark: Erinn Clark é desenvolvedora do Debian e líder e co-fundadora do Debian Women. Ela também é engenheira de construção/lançamento. (Fonte)

Hanna Wallach: É desenvolvedora do GNOME e Debian que ajudou a GNOME Foundation a decolar com o programa Woman's Summer Outreach. (Fonte) (Fazendo um discurso)

Amaya Rodrigo Sastre: Desenvolvedora Debian e co-fundadora do Debian Women. (Blog dela)

Celeste Lyn Paul: Ela é uma designer de interação, pesquisadora e contribuidora open source. Ela também lidera o KDE Usability Project, é uma mentora para o OpenUsability Season do Usability, e está envolvida com o Kubuntu Linux. (Fonte)

Eva Brucherseifer: Eva é uma engenheira elétrica da Alemanha e uma das forças por trás dos projetos KDE-Women e KDE-Edu e da lista de email KDE-Solaris. (Fonte)

Anne Nicolas: Diretora de engenharia na Mandriva. (Fonte)

Pauline Middelink: Hacker do kernel holandesa. Contribui com o identd, Mascaramento de IP e Automount/Autofs. (Fonte)

Kristen Carlon Accardi: Kristen Carlon Accardi é um desenvolvedora do kernel Linux que trabalha para a Intel. Ele é desenvolvedora de drivers de dispositivos dede os anos 90 e começou a se concentrar no Linux em 2005. Ela mantém o subsistema de hot-plug PCI no kernel Linux. Ao menos até 2007, ela era a única mulher que era a mantenedora de um subsistema para o Linux. Ela liderou a organização da Linux Plumber's Conference. (Fonte)

Val Henson: Valerie "Val" Henson é uma hacker do kernel Linux especializada no desenvolvimento de sistemas de arquivo. Desde agosoto ela trabalha para a Red Hat. (Fonte) (Site)

Stormy Peters: Stormy Peters é a diretora executiva (gerente) da GNOME Foundation. Ela está envolvida na comunidade GNOME desde 1999. (Blog dela)

Claro, existem muitas mais que merecem estar nessa lista, que não estou ciente. Se você conhece mais algúem, sinta-se livre para mencioná-las nos comentários, com a fonte se possível.

Há também alguns sites de mulheres que usam Linux e organizações que talvez você tenha interesse:

Debian Women
Fedora Women
GNOME Women
KDE Women
Ubuntu Women
LinuxChix

E por último, mas não menos importante, um bom guia para criar o interesse das mulheres pelo Linux: How-to - Incentive as mulheres no Linux.

Fonte: LinuxHaxor

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o post, e realmente deveria ter mais mulheres trabalhando com TI e principalmente com Linux e Mundo Open Source.

Parabéns pelo Blog, muito bom mesmo.

Anônimo disse...

vlw marcio, apareça sempre!
t+

 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.