Os Princípios Open Source da Participação

Photobucket
Uma das maiores e mais destrutivas crenças na comunidade open source é "Como não sou programador, não posso participar de um projeto open source". Deixe-me ser o primeiro a lhe dizer que se você acredita nisso, você está errado. Extremamente errado. Porquê? Bem, me permita explicar.

Um dos antigos princípios do open source é o livre e aberto compartilhamento do código-fonte de software. Este código-fonte é produto do tempo, esforço e trabalho de alguém. Portanto, a troca ou compartilhamento de código-fonte é, essencialmente, o compartilhamento do seu trabalho com mais alguém, e em troca você recebe uma porção do trabalho dele. E uma vez que programadores e desenvolvedores são o que faz da tradição open source possível, é fácil compreender como as pessoas podem equiparar a participação num projeto ou comunidade open source conforme é requerido delas a capacidade de programar.

Mas os tempo mudaram, e o open source já não é mais simplesmente software. Certamente ainda é uma grande parte, mas existe muito mais coisas hoje que são chamadas de open source do que existiu no passado, e nem tudo se trata de software. Há muitos projetos open source por aí que não necessita de código-fonte ou software para ser classificado como um projeto open source ou comunitário. Portanto, você não precisa mais ser capaz de programar para participar. Na verdade, habilidades de programação nunca foram exatamente um requisito para participar, mas uma habilidade a mais.

Um exemplo perfeito disso vem de uma recente entrevista que fiz com Michel Shiloh, da OpenMoko. Quem perguntei a ele sobre como as pessoas poderiam participar no projeto dele, ele me deu alguns exemplos muito interessantes de como as pessoas poderiam participar sem precisar saber como programar. O primeiro foi um cara que chegou para os desenvolvedores e disse "Sou músico e adoraria participar, mas eu não sei como programar". Eles lhe disseram imediatamente "Não tem problema. Precisamos de gente para escrever e gravar toques de celular para nós.", o que ele faria facilmente para os desenvolvedores. Outro exemplo veio de um artista que disse mais ou menos a mesmo coisa sobre si mesmo, e os desenvolvedores disseram "Poderíamos usar alguém para criar ícones e artwork para nós."

E estes são dois exemplos pequenos de como as pessoas poderiam participar de um projeto open-source ou de uma comunidade. Outro exemplo saiu de uma entrevista que li sobre onde o desenvolvedor líder de um grande gerenciador CMS estava recrutando a comunidade para procurar pessoas que poderiam escrever how-to's, guias, documentação e outras coisas similares para eles. E se você é é bom de escrita, fazer essas coisas é muito fácil. Falo com experiência nisso.

Outro exemplo de como participar vem do meu próprio site. Existem muitas pessoas em meu site que se ofereceram como editores e revisores para uma variedade de artigos e editoriais ao longo dos últimos anos, oferecendo para mim e para outras pessoas uma segunda opinião enquanto é escrito e editado vários artigos, how-to e outras coisas afim de produzir o melhor produto final. Muitos mais cederam seus esforços para ajudar os outros respondendo perguntas em fórum, screvendo guias, how-to's, fornecendo artwork, comentários, críticas e outras coisas como isso.

Eu mesmo já fui voluntário em vários outros projetos também, fazendo tudo, desde contribuir como programador, até como designer de interface, editor, escritor, professor e muitas outras coisas. Até mesmo escrevi artigos para o Distrowatch (para ajudar enquanto Ladislav Bodnar estava de férias) assim como para vários sites além do meu. Já ajudei por pouco tempo desenvolvendo pequenos arquivos de músicas para alguns projetos. Eu sozinho não consigo escrever músicas e o número de instrumentos que toco é limitado, entretanto, tenho um bom ouvido para tom, ritmo, estrutura, estilo, tempo e muito mais (apesar de ter uma perda auditiva, essas coisas ainda são muito claras e fáceis de identificar), e trabalhe com outros músicos a desenvolver e aperfeiçoar vários arquivos sonoros para diferentes aplicações.

Não estou dizendo isso para me gabar. Só estou mostrando que você não precisa ser um super geek ou programador veterano para participar de uma comunidade ou projeto open source. Há dezenas, se não centenas e milhares de maneiras de você pode participar no mundo open source e ajudar de modos fantásticos na comunidade open-source usando as habilidades que você já possui e as coisas que você já sabe. Até meu pais e um número de amigos atuam como promotores de várias comunidades e projetos, fornecendo suas opiniões de como melhor adaptar diferentes interfaces de software e web para idosos e doentes.

Um último exemplo. Um cara cegou até mim uma vez e disse que ele queria participar de um projeto que estava trabalhando, mas não poderia programar. Se descobriu que ele falava dois idiomas diferentes fluentemente e sabia ler e escrever em ambas, mais inglês (Ele trabalhou como tradutor por um tempo, creio). Tive a brilhante idéia de ele trabalhar traduzindo toda nossa documentação e arquivos de idiomas para esses dois outros idiomas.

Então nunca sinta que só porque você não é programador que você nuca pode participar no mundo open source. E não pense que só porque um projeto não é relacionado com software que as pessoas não precisam de ajuda. Existem muitos exemplos onde um projeto, como o Projeto Guitenberg por exemplo, não necessita de programadores, ou eles fazem um papel secundário no projeto (como manutenção de website) em vez do papel primário. Sites e comunidades Linux e open source do todo o mundo, e até localmente, precisam de pessoas para ajudar.

Aí está outro grande exemplo. Diga que você é bom em marketing. Há uma imensa quantidade de bons projetos Linux e open source por aí que necessitam muito de ajuda com marketing. Você poderia usar o seu conhecimento em marketing e ajudá-los a melhorar o marketing deles. Mas se você só é bom na cozinha? Acredite ou não, você ainda pode ser útil, porque existem muitos modos diferentes em que você poderia participar, mesmo com apenas uma habilidade. E nunca pense que uma habilidade em particular que você possui "não vale à pena mencionar" porque você que é besteira ou insignificante. Você pode se surpreender ao descobrir como ela realmente pode ser significante.

Cada projeto e comunidade tem necessidades diferentes. Só porque uma comunidade não precisa de suas habilidade não quer dizer que alguma outra não precise. O mesmo também se aplica aqui. Só porque somos um site de reviews e tutoriais sobre Linux e open source não significa que você não pode ajudar ou participar. E não estou dizendo isso para nos gabar ou algo parecido, mas já que você está lendo esse artigo, você provavelmente já notou o link "escritores voluntários" no topo do lado esquerdo. Aquilo é uma lista de membros da staff e da comunidade que deram um passo à frente e cederam seu tempo e conhecimento para escrever sobre Linux, fornecendo reviews de distribuições e hardware, editoriais, tutoriais e muito mais. Eles deram um passo à frente e nos ajudaram várias vezes, e por isso sempre serei grato.

Agora, admito que provavelmente estou chutando cachorro morto por tudo disse, mas o ponto é que há tantas pessoas por aí que são mais que capazes para ajudar ao menos um projeto open source, e ainda assim não o fazem. Os princípios centrais do open source são sobre compartilhar e doar. A comunidade open source tem doado tanto a você nas duas décadas passadas, seja você já percebeu ou não. O que você deu em troca? Se a sua resposta é nada, então é hora de mudar isso. Se a resposta é pouco, então é hora de aumentar a sua participação. Mas se a resposta é muito, então lhe agradecemos por tudo que fez e lhe encorajo a continuar doando.

Em um mundo perfeito, não haveria um único projeto como esses que estão mortos ou morrendo por motivos de falta de participação, isso jamais deveria ser um sacrifício para os voluntários. Porém, admito que não vivemos num mundo perfeito, mas nada diz que não podemos tentar transformá-lo num. Tudo que é necessário é que cada pessoa tome a iniciativa e faça a sua parte para ajudar aqueles projetos e comunidades que puder. Porque sem pessoas dispostas a ser voluntárias e ajudar, o open source morrerá, e esse é um futuro que jamais quero ver.

Fonte: Steve Lake@Raiden's Realm
 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.