Ubuntu Intrepid Ibex Alpha 6 - Boa notícia para usuários de laptop


Instalei o Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) Alpha 6 em meus dois laptops no fim de semana, e ele se comportou muito bem. No pronunciamento original do desenvolvimento do Intrepid Ibex, foi dito que o Ubuntu daria prioridade para o "extenso acesso à Internet", e me parece que tiveram um grande progresso nisso.

Mencionei na semana passada que o Network Manager / Mobile Broadband estava perto de funcionar com a minha placa Sierra Wireless AirCard 880. Com esse lançamento alpha, não existe mais "perto", funciona muito bem. Quando insiro a Aircard, um novo item aparece no menu do Network Manager, e quando clico no Mobile Broadband, a AirCard conecta e me conecto numa conexão de 2+ Mbps de download e 256+ Kbps de upload. Muito impressionante - e deixe-me repetir de novo: isso é "out-of-box", sem configuração, ajuste, definição ou ajuste fino necessário.

Eu anda tenho dois problema relativamente menores com este alpha. O primeiro, ele não detecta e ajusta automaticamente a resolução de tela quando o meu S6510 está conectado a sua porta replicadora, que tem um monitor LCD Acer externo conectado nele. Isso me parece um pouco estranho, porque o Ubuntu 8.04 (Hardy Heron) faz isso sem problemas. Obviamente o sistema reconhece que algo está conectado ao display externo, afinal a resolução de tela muda de 1280x800, que está configurado automaticamente para a tela do laptop, para 1024x768.

O segundo, o Alpha 6 inclui hoje o Firefox 3.0.2 beta, que não funciona com o cliente Citrix ICA. Mais especificamente, me parece que o problema verdadeira seja com o Juniper Network Host Checker, usado pelo cliente ICA. Seja o que for, eu fui capaz de contornar o problema baixando e instalando o Firefox 3.0.1. Presumo que esse problema será solucionado no momento em que o Ubuntu 8.10 e o Firefox 3.0.2 chegarem na versão final.

A versão final do Intrepid Ibex está planejada para o fim de outubro.

Fonte: J.A. Watson@ZDNet
 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.