A urna eletrônica é segura??

Photobucket
Em tempos de eleição, horário eleitoral pago com o seu dinheiro, poluição visual e sonora (para não dizer o montante de lixo produzido por santinho e etc, mesmo proibidos), promessas vazias, discursos inócuos, dados falsos, estatísticas super-infladas, resta a pergunta: A urna eletrônica é segura??

Dizem os burocr... funcionários dos TRE's que a nossa urna eletrônica é infalível, o sistema é inviolável, infraudável. Quem mexe com computação conhece a máxima "Não existe sistema 100% seguros". Bem, é o que o povo do TRE diz, nos resta acreditar.

O Computer Security Group da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (UCSB) divulgou um pequeno vídeo demonstrando como uma única pessoas pode hackear uma eleição no sistema de voto touch-screen - até mesmo com um sistema chamado "Voter Verifiable Paper Trail" (VVPAT) adicionado a ele - de modo que a manipulação jamais seria detectada pelo público ou funcionários eleitorais.

Eis o vídeo da façanha:



A diferença entre esses sistemas eletrônicos e o sistema que usamos no Brasil é a contraprova. Se der caca na eleição pode-se fazer uma recontagem de votos (como à duas eleições passadas nos EUA) e tudo volta à legalidade. Aqui, se der merda, deu. Não há o que fazer. Se é possível hackear sistemas com contraprova, imagine o sistema que temos. Onde qualquer falha nos servidores dos TE's colocaria tudo a perder. Entre no site votoseguro e veja que o nosso sistema não é essa maravilha que anunciam.
 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.