VLC ganha uma nova aparência no Windows e no Linux

Photobucket

Após dois anos em desenvolvimento, o VLC, o media player universal, saiu das versões 0.8.x para a versão 0.9.2. O lançamento, chamado de "Grishenko", está disponível para Windows, Linux, Mac OSX e outros sistemas operacionais, e está disponível para download no site da Videolan. A nova característica mais visível nas versões para Windows e Linux é a nova interface. A nova interface usa Qt4, substituindo a antiga interface baseada em wxWidgets como interface padrão e permitindo uma melhor internacionalização e um conjunto de controles gráficos mais rico.

A maioria das melhorias é o suporte do VLC para diferentes formatos de arquivos. O suporte de mídia, com a ajuda do FFMpeg, foi estendido para incluir variantes dos codecs de Flash vídeo, BBC's DIRAC, Real Video, H.264 PAFF (Picture-Adaptive Frame/Field), VC-3, Fraps e formatos M2TS camcorder. Os formatos de audio também foram estendidos, com a inclusão do suporte para o Atrac 3 e o formato sem perdas APE, e melhor suporte para informações metadata. O gerenciamento de playlist foi melhorado, com suporte para artwork, live searching e porte para o Last.fm. A playlist também é customizável, aceitando vídeos do YouTube, DailyMotion e Google Video para serem mostrados sob o controle de script.

O novo filtro de audio permite a reprodução em diferentes velocidades enquanto mantém o tom, ao mesmo tempo o suporte ao Replay Gain permite uma sonoridade mais consistente e um spatializer permita que o audio seja mais tridimensional. Novos filtros de vídeo suportam extração de cor, dimensionamento e efeitos de tela azul. Enquanto versões anteriores do VLC suportavam dispositivos de TV analógicos, agora ele suporta formatos de TV digital com a adição do formato DVB para receivers com drivers BDA no Linux e Windows. Usuários Mac encontrarão suporte para a câmera iSight assim como para o dispositivo de captura.

Os desenvolvedores encontrarão o núcleo do player, o libVLC, reescrito e modularizado para suportar plugins externos. No Mac OSX, o VLCkit foi adicionado para permitir que os desenvolvedores integrem o VLC com outras aplicações. Detalhes completos sobre as mudanças podem ser encontrados na wiki da Videolan.

Fonte: Heise.de
 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.