Linux para as massas: Já chegamos lá?

Photobucket


A cada ano, a cada grande desenvolvimento do Linux, a cada lançamento de uma grande distribuição surgem opiniões, dos chamados experts, desse sendo o ano do Linux. Conforme eles fornecem argumentos e contra-argumentos sobre certas notícias da Dell/HP/IBM/Asus lançando computadores com Linux pré-instalado e como apenas isso vai resolver todos os problemas e, finalmente, permitir que o Linux domine o mundo.

E como outro ano está acabando, e outra grande distribuição está chegando, talvez seja um bom momento para recordar a todos como o próximo ano não será tão diferente desse ano. Levou anos e anos de dedicação e inovação para o MacOS finalmente alcanças 8% do mercado. Dependendo do seu nível de cinismo, a fatia de mercado do Linux em Desktops é em torno de 1%~5% (sendo generoso).

Esse não é um post sobre "porquê?", deixarei essa parte para você. Creio que seja mais interessante ver o que foi dito no passado.

2008: O Ano do Desktop Linux - "Quando a Evans Data publicou o seu levantamento na terça-feira mostrando uma acentuada mudança em direção ao Linux (e para longe do Windows) entre desenvolvedores na América do Norte, o mundo Linux foi à loucura. Líderes do saudoso pingüim anunciavam a chegada da "Era Open Source". Porém a real medida do sucesso de um sistema operacional está em seu número de usuários, não no número de desenvolvedores. Afinal, a maioria dos computadores do mundo acabam nas mãos de pessoas normais que não tem interesse em programar. Felizmente, para viciados em open-source, existem vários sinais que o ano vindouro trará uma mudança profunda entre usuários finais, fazendo de 2008 o ano do Desktop Linux."
(Maximumpc.com - 05 de Julho de 2008)

Esse é o ano do crescimento do Linux em Desktops - "A declaração de vitória do Linux em desktops no fim do dia será baseada observando a penetração de mercado de clientes baseados em Linux vs. Windows e outros sistemas operacionais. Acredito que isso ainda é a melhor medida, mas podemos, finalmente, ser capazes de declarar esse ano o crescimento do Linux em desktop.
(linux-foundation.org - 26 de agosto de 2008)

2008 é o ano do Linux em Desktops? - "Sem dúvida você já ouviu a premonição antes - "esse será o ano do Linux em desktops". Embora correndo o risco de ser repetitivo, vou me adiantar e dizer: 2008 realmente pode ser o ano do Linux em Desktops."
(linux-mag.com - 15 de novembro de 2007)

Linux em 2004 rompe as barreiras no desktop: Torvalds - "Esse ano verá o Linux, finalmente, quebrar as barreiras lucrativas do mercado desktop conforme os fornecedores de software comerciais portarem as ferramentas, o dinheiro entrar no sistema operacional e os desenvolvedores do kernel melhorarem a interação com a interface gráfica, disse o herói cult e criador do Linux, Linus Torvalds."
(linuxworld.com.au - 15 de janeiro de 2004)

O ano do Linux no Desktop - "2003 será marcado pela emergência de três novas ofertas para desktops empresariais. As corporações parecem interessadas, especialmente com a Microsoft aumentando os preços. Então, mais uma vez, perguntamos: Esse é o ano do Linux no desktop?
(linux-mag.com - 15 de maio de 2003 - Registro necessário para ler)

O ano do Linux no desktop finalmente chegou - "Enquanto defensores do Windows podem rir e dizer que lá vamos nós de novo, e como 2007 chegou perto, sinto uma forte sensação de que podemos olhar à frente desse ano e reconhecer, em retrospectiva, como o ano que o Linux finalmente chegou aos desktops."
(itwire.com - 04 de novembro de 2007)

Finalmente estamos vendo o ano do Linux no desktop? - "No mês passado vimos uma grande atividade de vários players no mundo do Desktop Linux. RedHat, Suse, Ubuntu, DELL, Lenovo e até a Intel entrando na jogada. Finalmente o ano do Linux está à nossa frente ou é apenas fogo de palha gerado pela conferência Linuxworld realizada em São Francisco?"
(itwire.com - 08 de agosto de 2007)

DELL chama 2008 de "ano do Linux em dektops corporativos" - "O advento da virtualização de desktop fornecerá a parte que falta para o Linux brilhar nos desktops corporativos, disse o diretor de tecnologia da DELL, Kevin Kettler, numa palestra na conferência Linuxworld em São Francisco."
(vnunet.com - 08 de agosto de 2007)

Fonte: Pavs@LinuxHaxor
 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.