Shuttleworth: de 3 a 5 anos a mais de financiamento


A Canonical, o apostador comercial do sistema operacional Ubuntu, ainda não está tendo lucro, mas o fundador da empresa, Mark Shuttleworth, disse na segunda-feira, durante um vídeo-conferência, que preparado para financiar a empresa por mais 3~5 anos.

"Continuamos precisando de investimento e continuo cuidadoso com meus centavos para fazer esses investimentos, mas acredito ser uma boa proposta", disse o bilionário da tecnologia. "A Canonical não é lucrativa, mas nossas ofertas são muito atrativas para aqueles que querem apostas seus centavos no mundo Linux."

O triste clima econômico poderia, de fato, conduzir negócios, disse Shuttleworth.

A Canonical, que ganha dinheiro fornecendo serviços e suporte para seus softwares, hoje tem uma receita anual na casa dos "muitos milhões" de dólares, disse Shuttlworth.

A falta de lucro da empresa não tem abalado a fé de Shuttleworth em seu modelo de negócios. "Estamos entrando numa era onde há uma real popularização do desktop, por isso não achei que seria possível ganhar muito dinheiro, ou até mesmo algum dinheiro, [vendendo Linux no] desktop", disse ele. "A única maneira de construir um negócios em torno do Linux é em torno de serviços."

Shuttleworth realizou a vídeo-conferência em encontro ao lançamento do Ubuntu 8.10, que inclui atualização em torno de redes 3G e virtualização.

Olhando à frente, a Canonical espera que o desenvolvimento do Ubuntu abranja três tendências chaves, disse Shuttleworth: interatividade com tecnologias sensíveis ao toque ("a maioria dos dispositivos terão tecnologia sensível ao toque dentro deles"); imagens 3D ("as linhas entre o desktop 2D e ambientes de jogos 3D estão se atenuando"); e a integração de recursos web com a experiência desktop.

Fonte: LinuxWorld
 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.