Kernel Linux em Poucas Palavras – Parte 1

Se tiver alguma dúvida, consulte os PDFs em inglês disponibilizados no fim do post.

*---*---*---*---*---*---*---*---*---*---*

Parte I - Compilando o Kernel

Essa parte do livro mostra como baixar, compilar e instalar o kernel. Na maior parte é um guia passo-a-passo.

Capítulo 1, Introdução
Capítulo 2, Requisitos para Compilar e Utilizar o Kernel
Capítulo 3, Obtendo o Kernel Linux
Capítulo 4, Configurando e Compilando
Capítulo 5, Instalando e Inicializando a Partir de um Kernel
Capítulo 6, Atualizando um Kernel

1. Introdução

Apesar da sua grande base de código (cerca de sete milhões de linhas de código), o kernel Linux é um dos sistemas operacionais mais flexíveis já criados. Ele pode ser modificado para uma grande gama de sistemas diferentes, rodando em tudo, desde helicóptero controlado por rádio, passando por telefone celular até o maior supercomputador do planeta. Customizando o kernel para o seu uso específico, é possível criar algo que seja, ao mesmo tempo, mais pequeno e rápido do que o kernel fornecido pelas maiorias das distribuições Linux. Esse livro vai abranger a compilação e instalação de um kernel personalizado e fornecer algumas dicas sobre como habilitar opções específicas que você provavelmente deseja usar em diferentes situações.

Nenhuma distribuição Linux fornece o kernel exato que a maioria dos usuário querem. Distribuições modernas ficaram muito complacentes, compilando o suporte para todos os dispositivos conhecidos, para som e até economia de energia. Mas você, provavelmente, tem necessidades diferentes da maioria dos usuários (e todas as distribuições tentam abranger a necessidade da maioria). Você pode ter um hardware diferente. E quando um novo kernel é lançado, você pode querer começar a usá-lo sem esperar que a distribuição o disponibilize.

Por uma série de razões, durante o uso no dia-a-dia com o Linux, você deseja compilar um kernel ou ajustar os parâmetros que você está executando. Esse livro lhe dá a informação que você necessita para compreender o kernel do ponto de vista do usuário e para fazer ma mudanças mais comuns.

Também existem bons motivos para remover funcionalidades do kernel, particularmente se você está rodando-o num sistema embarcado ou num sistema pequeno.

Quando se fazer ajustes, é útil entender as entranhas do comportamento do kernel. Isso está além do escopo desse livro, exceto por breves sumários que aparecerão em certas opções. O apêndice B inclui referência para outros livros e materiais que podem lhe dar um maior background.

Utilizando Esse Livro

Não configure ou compile o seu kernel com as permissões de superusuário habilitadas!

Esse aviso é a coisa mais importante para se lembrar enquanto seguir os passos desse livro. Tudo nesse livro – baixar o código fonte do kernel, descompactá-lo, configurar o kernel e compilá-lo – deverá ser feito como um usuário normal da máquina. Somente dois ou três comandos que são necessários para instalar um novo kernel deverão ser feitos como superusuário (root).

No passado, houve bugs no processo de compilação do kernel, criando alguns arquivos especiais no diretório /dev para serem deletados se o usuário tinha permissões de superusuário enquanto compilava o kernel Linux. Também há alguns problemas que podem ocorrer facilmente quando descomprimir o kernel Linux com direitos de superusuário, já que alguns dos arquivos no pacote da fonte do kernel terminarão sem as permissões corretas e, mais tarde, causarão erros na compilação.

O código fonte do kernel jamais deverá ser colocado no diretório /usr/src/linux, já que esse é o local do kernel que as bibliotecas do sistema foram compiladas anteriormente, não o seu kernel customizado. Não faça qualquer desenvolvimento com o kernel sob o diretório /usr/src, somente o faça num diretório de usuário local onde nada de ruim possa acontecer com o sistema.

*---*---*---*---*---*---*---*---*---*---*

PDF em inglês - Part I: Building the Kernel
PDF em inglês - Chapter 1: Introduction

*---*---*---*---*---*---*---*---*---*---*

A partir de agora começa a parte que interessa. Até agora, admito, foi só secação de gelo.


 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.