Kommando: Um menu flutuante para KDE

Photobucket

Inspirado pela roda de comando no game online Neverwinter Nights, Kommando é um painel de comando flutuante para KDE. Embora o desenvolvivento do Kommado seja quase tão lento quanto o do Debian oficial, e esteja somente na versão 0.5.2, já é uma conveniente e configurável adição ao leque de painéis disponíveis no KDE.

O KDE oferece um variedade de painéis. Ao lado do painel padrão embaixo no desktop, o KDE inclui opções para uma barra lateral, uma barra de tarefas dedicada para janelas abertas, um dock de aplicações, e o Kasbar, que mostra a date e hora e as aplicações abertas. De todas essas escolhas, o Kommando é mais semelhante ao Kasbar, já que ambos podem flutuar e ser posicionados onde quer que eles sejam mais convenientes, fora do espaço em que você trabalha. A diferença é que o Kommando é um lançador altamente configurável, e aparece na última posição onde você clicou o mouse sobre a área de trabalho, em vez de exigir que o arraste para a posição. Essas diferenças são mais que suficientes para fazer o Kommando uma adição bem-vinda ao leque de painéis do KDE.

Diferentemente de muitos programas, o Kommando não adiciona itens ao menu quando é instalado. Por outro lado, apesar de todos os esforços para a compatibilidade entre desktops pela freedesktop.org, o Kommando é suportado no GNOME e XFCE - uma infeliz omissão se você é um desses que preferem escolher suas aplicações pela funcionabilidade em vez do ambiente gráfico a ser usado.

Além disso, você configura o aplicativo digitando "kommando" na linha de comando. O comando abre uma variação do editor de menu do KDE. De lá, você pode adicionar ícones e submenus ao Kommando, seja selecionando um ícone e manualmente adicionar o comando que ativará, ou selecionar o KMenu e selecionar um item que já esteja no menu. Você também tem a opção de reorganizar os ícones usando as teclas "Cima" e Baixo", embora o que essas teclas significam no contexto de um painel redondo é dificil descobrir (descobre-se que "Cima" significa mover no sentido anti-horário para o topo do menu flutuante e "Baixo" significa mover no sentido horário).

Se você adicionar mais que alguns botões ou menus, considere ir até a aba "Aparência" da ferramenta de configuração para ajustar o tamanho do menu flutuante. Você pode selecionar um esquema existente, ou - melhor ainda, se você adicionar um grande número de programas - definir o raio e o tamanho dos ícones manualmente.

Teoricamente, você também pode mudar a cor do painel, mas, na prática, o Kommando sempre padroniza para a mesma cor do fundo do seu desktop. Por esse motivo, você deve tirar vantagem da opção de transparência, de modo que o painel fique mais visível em sua área de trabalho.

Outra opção de configuração são os atalhos do teclado para mostrar o painel flutuante. Para abrir o Kommando, o atalho padrão é Ctrl+Alt+H. Se o último lugar que você clicou com o mouse é muito perto do limite que o seu desktop mostra o painel completo, o Kommando se reposicionará o maior próximo possível desse limite.

O painel é circular, com os ícones das aplicações dispostos ao longo desse perímetro. Ele não exibe texto, o que pode atrapalhar, especialmente se você tem muitos submenus, uma vez que eles são exibidos como pastas.

Uma vez que o painel está aberto, você pode clicar com o mouse para iniciar um aplicativo, ou navegar até um aplicativo usando tanto a seta ou as teclas numéricas e então pressionar a tecla Enter. O ícone inicial normalmente é o que se encontra no topo do menu, o segundo é o próximo ícone no sentido horário do topo, e assim por diante.

Atente-se, também, no ícone no meio do painel. Normalmente ele é um X vermelho para fechar o painel, mas ele muda para uma pastaquandoo item selecionado é um submenu. Uma vez que o ponto de vista muda para um submenu, você seleciona os itens nele exatamente como você faz no menu superior.

Quando você seleciona, o Kommando fecha automaticamente. Também muda se você mudar o foco da área de trabalho para outra janela.

If you can ignore its unfinished state, especially the inability to set its color independently or to add text to the panel's button, then Kommando is a welcome addition to KDE. Perhaps the rapidly approaching release of KDE 4 will give its developers the incentive to speed their pace, and to make Kommando more useful and less awkward.

Se você consegue ignorar o estado inacabado, especialmente a impossibilidade para definira cor independente ou adicionar textos aos ícones do painel, então o Kommando é uma adicão bem-vinda para o KDE. Talvez a rapida aproximação do lançamento do KDE 4 darão aosprogramadores o incentivo para acelerar o ritmo, e tornar o Kommando mais útil e menos desagradável.

Fonte: Linux.com

 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.