Players de audio CLI para Linux

Photobucket

O que seria da vida sem música? Com os codecs apropriados, no Linux você pode tocar praticamente qualquer formato de audio digital. O Linux tem muitos aplicativos gráficos que podem fazer o trabalho, como Amarok, Rhythmbox, Audacious e XMMS, os quais fornecem uma interface intuitiva ao usuário, organizador de playlist, e muitas outras opções. Mas se você quer um baixo consumo de recursos para poder tocar música num hardware antigo? Aqui estão alguns tocadores alternativos para linha de comando.

No topo da lista vem o mp3blaster. De todos os tocadores CLI (Command Line Interface) que eu já trabalhei, o mp3blaster foi o mais intuitivo e completo. Ele tem uma interface com muitas opções, e uma vez familiarizado com as teclas você regeitará facilmente outros player de audio.

Você pode navegar pela interface com as teclas de setas, Enter e Backspace (apagar). F1 alterna entre o modo arquivo e playlist. Se quiser adicionar músicas na playlist, entre no modo arquivo, selecione o arquivo de audio usando a tecla "espaço", então aperte F1 de novo para adicioná-la na playlist atual. Aperte F3 se quiser selecionar automaticamente todos os arquivos. F2 inverte a seleção.

Com a tecla F você pode alternar o modo de exibição de arquivo. Pode ser mostrado o caminho completo dos arquivos, somente os nomes dos arquivos com o tamanho na esquerda ou a tag ID3. Isso é util quando você tem longos sub-diretórios na sua coleção de músicas e quer localizar rapidamente uma música.

Falando em localizar músicas, a pesquisa é feita com a tecla /, e é case sensitive. O mp3blaster procura apnas pelo nome do arquivo, mas ele pula automaticamente para o arquivo que você está procurando enquanto digita o nome. Pressione a tecla S para ordenar os arquivos alfabeticamente (case-sensitive ou não case-sensitive), por data (recentes primeiro ou antigos primeiro) ou pelo tamanho do arquivo.

Quer escutar uma rádio online? Aperte F7 e digite ou cole a URL no campo de texto.

O mp3blaster lhe permite criar lista especializado chamado grupo. Se quiser ordenar suas músicas de acordo com o gênero, por exemplo, selecione todos os arquivos e diretórios que quiser adicionar no grupo e aperte em F5 para adicionar os arquivos para o grupo sem nome. Aperte F5 de novo para definir um nome para o grupo.

Com o F6 e F7 pode-se alternar entre o modo Repetir e Shuffle (embaralhar). Aperte C para limpar a playlist atual ou F4 para salvar a playlist como um arquivo .LST em qualquer lugar do seu HD para usar mais tarde.

O controle do volume é feito usando a tecla T, que acessa o mixer. Você pode pausar e navegar através da música usando as teclas 1-6 e mudar o volume com as teclas <>.

mp3blaster.png

Screenshot do mp3blaster

O Melhor do Resto

Cplay é um front-end que permite tocar arquivos do música na linha de comando usando sox, xmp, madplay e outros decoders e conversores de audio CLI. A interface é muito mais simples que a do mp3blaster e oferece opções limitadas. Você altera entre o modo arquivo e playlist usando a tecla TAB e regula o volume usando a teclas 1-9. No modo lista de arquivo, use a tecla T para selecionar o arquivo e a tecla A para adicionar a música selecionada na playlist atual, ou U para desmarca-las. Pode usar Crtl-S para procurar por arquivos, ou S para fazer uma procura recursiva (de trás pra frente). Como pode ver, as teclas são dispostas intuitivamente: D para deletar, M para mover, W para escrever uma playlist. No geral, o cplay é uma alternaliva enxuta ao mp3blaster.

cems.jpg

Screenshot do Cplay

Outro interessante player CLI é o Cmus (C* Music Player). Ele também apresenta uma front-end com muitos recursos, mas terá que digitar um pouco para conseguir fazer as coisas. Quando abrir a aplicativo, a playlist estará vazia. Para adicionar uma pasta de música precisará digitar :add /caminho/para/a/pasta. Para procurar uma música, precione /, escreva o nome da banda ou música e mantenha pressionada a tecla N até encontrar o que estiver procurando. Controle o volume com + e -.

47622.png

Screenshot do Cmus

MOC (Music On Console) também apreenta uma front-end cm muitos recursos. Ele oferece uma interface de 2 painéis similar ao Midnight Commander, e pode tocar formatos de audio que são suportados pelo FFmpeg e pelo codecs instalados. Ele tem um mixer e suporta temas coloridos. A melhor parte sobre o MOC é que pode-se ouvir música e se decidir fechar o terminal, o servidor continuará rodando em background. Rode de novo o front-end se decidir mudar para outra música ou alterar o volume. Use a tecla TAB para mudar entre o modo arquivo e playlist, e <> para mexer no volume. Pressione T pra ir ao menu de seleção de temas e escolha um dos temas disponiveis, então utilize a tecla A para adicionar arquivos na playlist vazia.

moc-24.png

Screenshot do MOC

Existem muitos outros player CLI para Linux . O MPlayer, por exemplo, pode tocar arquivo de audio pela linha de comando. O Music Player Daemon tem muitos front-ends mas também pode ser usado pela linha de comando. Outros aplicativos notáveis que não precisam uma GUI são mpg123 e mpg321, mjs, jinamp, benmp3, xcplay, mcplay e ncxmms. Escolha a que lhe serve melhor, e aumente o volume!

Fonte: Linux.com
 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.