Vive la Ubuntu libre!

Photobucket

O Linux em desktops pode estar avançando lentamente no Estados Unidos, mas a história é completamente diferente na Europa. Hoje, 30 de Janeiro, Chris Kenyon, diretor de desenvolvimento de negócios da Caninical, anuncia no blog da Canonical que a "Gendarmerie Nationale (força policial nacional Francesa) anunciou a migração de mais de 70.000 computadores para Ubuntu nos próximos 3 anos.Esse movimento é parte da progressão constante que a Gendarmerie Nationale vem fazendo do software proprietário para o software livre.

A Gendarmerie, que se equivale ao FBI americano, já mudou do Internet Explorar e Microsoft Office para o Firefox e OPenOffice.

Os computadores da Gendarmerie atualmente rodam Windows XP. O governo Francês, no entanto, decidiu que o Linux, antes mesmo que o Vista, é o caminho mais confortável para um upgrade. A Assembléia Nacional da França já está rodando Linux nos desktops.

Num relátório da AFP (Agence France-Presse), Cel. Nicolas Geraud, diretor-adjunto do departamento de TI da Gendarmerie, disse "Nós vamos introduzir Linux todos vez que tivermos que substituir um desktop, então esse ano esperamos mudar 5.000 a 8.000 PCs para Ubuntu e então 12.000 a 15.000 nos próximo 4 anos, para que todos desktops usem o sistema operacial Linux até 2013-2014."

Existem 3 razões específicas porque a Gendarmerie está fazendo a troca para Linux. São elas: livrar a agência de ser presa à um só fornecedor. A Microsoft; permitir que o departamente de TI da força tenha o controle total do sistema operacional, e, por último, não menos importante, reduzir gastos.

De acordo com o artigo da AFP, Geraud disse que a França economizará mais que 7 milhões de Euros, aproximadamente US$10,3 mi, em um ano de uso do Ubuntu em lugar do Windows.

Fonte: Steven J. Vaughan-Nichols@desktoplinux

 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.