Entrevista com o desenvolvedor do Muppy Linux


O site tmxxine fez uma entrevista com Mark Ulrich, desenvolvedor do Muppy Linux, uma distribuição alemã. Confira abaixo a entrevista completa.

O Mini-sys é um fork do Puppy Linux, projetado para o uso estável e comercial. Ele inclui muitas melhorias para os usuários domésticos e profissionais. "Muppy" é o apelido para Mini-sys Linux. As opções para ambientes gráficos são Compiz, KDE, IceWM, Fluxbox e JWM.

tmxxine: Fale sobre o seu envolvimento com o Mini-Sys.

Mark Ulrich
: Fui contratado pela BSB Software, em novembro de 2007, em Bielefeld (Alemanha). O principal produto da BSB era o Minisys, uma aplicação para empresas. As primeiras versões eram feitas para Windows, mas devido ao repetidos problemas com o Windows Server, o desenvolvedor líder, Stefan Otto, portou o Minisys para o Linux. Ele substituiu alguns Windows Servers com o Suse 10.1.
Então o Minisys funcionava confiavelmente, mas não estava otimizado. Após alguns testes com o Puppy, ele me perguntou se eu queria me juntar à empresa para continuar trabalhando no Muppy, a versão alemã do Puppy.
Eu tinha parado de desenvolver o Puppy depois do lançamento 007 porque meu antigo trabalho como gerente de projetos e desenvolvedor web estava consumindo muito do meu tempo.
Então me juntei à BSB, porque preferi trabalhar no Muppy. Além dos consertos de localização, adicionamos funcionalidades extras, que precisávamos para as empresas que usavam o Muppy, como o wizard de segurança, backup automático e mais umas coisas. Também adicionamos o OS-Webdesk, uma aplicação que roda no seu navegador.
Baseado no Minisys, ele oferece um gerenciador de arquivos que pode ser usado para compartilhar pastas através do Samba pela rede Windows. Para o Muppy 008.5, essa aplicação será estendida. O objetivo é que você possa usar o OS-Webdesk como um substituto para o desktop padrão. A maioria dos usuários de computadores passam 90% do tempo navegando pela web, então é uma medida lógica para oferecer a eles o navegador como uma interface gráfica para o desktop.

tmxxine: Como é a sua vida hoje?

Mark Ulrich
: Trabalho a maior parte do tempo em casa. É muito melhor do que ficar sentado oito horas por dia numa cadeira desconfortável no escritório. Minhas costas doem rapidamente, da época em que eu trabalhava como enfermeiro. Se eu trabalho em casa, posso criar um ambiente que me permite evitar a dor que tenho quando fico no escritório.

tmxxine: Nos fale sobre os seus planos para o Muppy.

Mark Ulrich
:
  • Estender o minisys com o OS-Webdesk;
  • Simplificar a localização;
  • Estender meus próprios programas como Panel e File Manager;
  • Mantê-lo atualizado com os atuais lançamentos do Slackware;
  • Adicionar um novo Kernel de vez em quando.
Também queremos adicionar o Muppy com hardwarem assim você pode comprar um computador com o Muppy pré-instalado.

tmxxine: Qual foi o máximo de tempo que você programou de uma vez só?

Mark Ulrich
: 36 horas. Embora trabalhe em casa, eu trabalho mais do que na minha antiga empresa. Mas está bem, já que oferece outras vantagens.

tmxxine: Qual é a sua linguagem de programação favorita no momento?

Mark Ulrich
: C, Bash e GtkBasic. FreeBasic raramente, quando o GtkBasic atinge o limite.

tmxxine: Você fala e escreve em inglês, francês e alemão. Você tem plano para aprender mandarim?

Mark Ulrich
: Não, eu tenho 42 anos de idade. O desenvolvimento da China é esmagador, e gostaria de participar. Mas você aprender melhor outros idiomas quando você é jovem e viaja bastante, como fiz. Agora me sinto muito velho para aprender um idioma tão complexo do zero.

tmxxine: Você desenvolveu novas habilidades desenvolvendo o Muppy?

Mark Ulrich
: Sim. Sempre odiei C. Mas desenvolvendo o PuppyBasic me forcei a aprender, e me sinto orgulhoso que posso escrever aplicações gráficas em C usando a biblioteca GTK. Algo que me falta é conhecimento em rede. O Google tentou me contratar para trabalhar como server admin. Mas meu conhecimento não foi sufuciente para isso. Mas fora isso, eu prefiro o meu trabalho atual. O Google só estava interessado por causa da alta reputação e do potencial de alto desempenho.

tmxxine: Com qual pedaço do Muppy você está mais satisfeito?

Mark Ulrich
: Com o Gtkbasic, ele me permite escrever muitas utilidades personalizadas.

tmxxine: Seus clientes estão preferindo o Linux em vez do Windows?

Mark Ulrich
: Como mencionei acima, o Windows Server não funcionava corretamente, então ele preferem o Muppy. Alguns deles também usam hoje como sistema Desktop. Eles gostam dele, mas também o criticam. Por exemplo, os menus não são como no Windows. Por esse motivo eu adicionei o PXPanel como menu opcional na versão 008.4.

tmxxine: Ser um budista Bodhisattva diverte os seus amigos?

Mark Ulrich
: Não, eles não sabem sobre isso. [sorrindo], mas eu me divertia [rindo].

tmxxine: Se você tivesse uma máquina do tempo, onde você iria?

Mark Ulrich
: Era do Gelo, 3000 anos no futuro e 100.000 anos no futuro. Na Era do Gelo para ver mamutes e homens primitivos. 3000 no futuro para ver quanto dos ideais utópicos será realizado. Acho que não será tão avançado quanto esperamos hoje. 100.000 no futuro para ver o tipo de espécies que os humanos desenvolveram e como a tecnologia será. Também pode me permitir ver alguns aliens.

Fonte: tmxxine
 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.