O Poder da Inovação Colaborativa

Com 1.4 bilhões de pessoas conectadas, a Internet é a maior rede colaborativa que a humanidade já experimentou. Uma das conseqüências do crescimento dessa rede é uma mudança radical na maneira como o conhecimento é criado e distribuído. Conforme rumamos para um mundo interconectado, o equilíbrio está mudando de um modelo de criação velho, proprietário para um modelo aberto que enfatiza a colaboração e compartilhamento. De gurus de gerenciamento até firmas de consultoria e escolas de liderança empresarial, todos estão tomando conhecimento desse novo fenômeno que é conhecido por vários nomes como "Inovação Colaborativa", "Inovação Aberta" ou "Co-Criação Distribuída".

O movimento open source foi o pioneiro na tendência da Inovação Colaborativa, e não é surpresa que o rápido crescimento da Internet e o rápido crescimento da comunidade open source espelhou um ao outro. O sistema operacional Linux e o site Wikipedia são bons exemplos de projetos open source que incorporam os ideais da Inovação Colaborativa. E estes casos na indústria tecnológica não foram os únicos que tomaram conhecimento. Líderes políticos e empresariais em todos os mercados estão explorando o quanto essa poderosa tendência pode ser canalizada para o desenvolvimento social e econômico.

Vamos pegar o Linux como exemplo. Em setembro de 1991, Linus Torvalds publicou 10.000 linhas de um código-fonte sob a General Public Licence (GPL). A GPL dá ao usuário quadro liberdades:

  1. A liberdade para mudar o programa, para qualquer finalidade;
  2. A liberdade para estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para suas necessidades;
  3. A liberdade para redistribuir cópias, assim você pode ajudar o próximo;
  4. A liberdade para melhorar o programa e publicar a suas melhorias para o público, assim toda a comunidade se beneficia.
Ao longo dos anos, milhares de voluntários contribuíram com o código publicado por Torvalds. É estimado que o Linux hoje tenha cerca de 100 milhões de linhas no código-fonte e que o valor comercial desse código-fonte seja de aproximadamente 8 bilhões de dólares. Isso representa uma enorme riqueza de conhecimento que está disponível abertamente.

A inovação que é possível através do esforço de milhares de pessoas colaborando com o código-fonte do Linux é uma vantagem poderosa (e constantemente crescente) para o software open source. Nos próximos anos, poderemos ver o ritmo de inovação do modelo open source ultrapassar tudo o que os fabricantes proprietários e seus fechados grupos de desenvolvedores pagos podem produzir.

Para explicar esse fenômeno, Tom O'Reilly diz que "a inovação sustentada já significa mais só quem tem os cientistas mais talentosos ou os laboratórios mais equipados. Hoje significa quem tem a "arquitetura de participação" mais atraente."

Henry Chesborough, autor do livro Open Innovation, explica o contraste entre os modelos abertos e fechados com a seguinte tabela:

Modelo fechado de inovação Modelo aberto de inovação
As pessoas inteligente em nosso campo trabalham para nós
Precisamos trabalhar com pessoas inteligentes dentro e fora de nossa empresa.
Para lucrar com a pesquisa e desenvolvimento (P&D), devemos descobrir, desenvolver e distribuir por nós mesmos.
P&D externos podem criar valor significativo; P&D interno é necessário para afirmar alguma porção desse valor.
Se descobrimos por nós mesmos, primeiro vamos entregar ao mercado
Não precisamos originar a pesquisa para se beneficiar dela.

O termos "Inovação Colaborativa" pode ser novo, mas o conceito e prática são partes da filosofia empresarial da Red Hat desde o início da empresa. Por 15 anos, a Red Hat aplicou essa estrutura para competir exitosamente com fornecedores de software proprietário que construíram impérios multi-bilionários usando o modelo fechado de inovação. O Projeto Fedora é um excelente exemplo da estratégia de Inovação Colaborativa da Red Hat. Os engenheiros da Red Hat trabalham com a comunidade open source para desenvolver tecnologias de ponta para o Fedora. Quando essas tecnologias inovadoras amadurecem, elas são incorporadas ao Red Hat Enterprise Linux.

Trabalhando com pessoas inteligentes dentro e fora da Red Hat, a empresa é capaz de criar um modelo transparente e eficiente de desenvolvimento tecnológico. Apesar de ter apenas 2.600 empregados, a Red Hat tem sido capaz de construir e fornecer soluções de nível mundial que são aplicadas em ambientes de demanda como o New Stock Exchange e a Federal Aviantion Administration, assim como para grandes governos e empresas privadas por todo o mundo. apesar da Red Hat não gerar todo o código que faz parte do Red Hat Linux Enterprise, a empresa é capaz de criar receita fornecendo serviços, treinado e dando suporte em torno do software open source. Isso não é nada fácil, considerando que o principal competidor em sistemas operacionais é uma empresa profundamente entrincheirada com mais de 50.000 pessoas empregadas.

Ansiosos para tirar vantagem das possibilidades, líderes influentes ao redor do mundo estão aplicando o modelos de inovação colaborativa em áreas como conteúdo (Wikipedia), medicina (Open Source Drug Discovery), publicação científica (Public Library of Science), direitos autorais flexíveis (Creative Commons)e muitas outras áreas. A maior contribuição da Red Hat para o movimento Inovação Colaborativa - até agora - é o seu sucesso na construção de um modelo de negócios em torno do software open source que pode ser reproduzido em outros campos. Com a internet se tornando uma parte integral de nossas vidas, a Inovação Colaborativa está prevista para se tornar um dos aspectos mais importantes de nosso futuro.

Fonte: Venkatesh Hariharan@Red Hat Magazine
 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.