Como fazer dinheiro com Software Livre

O Ministério da Fazenda Holandês organizou uma competição arquitetônica na qual um grupo seleto de escritórios de arquitetura (unstudio, nox, ...) e artistas foram convidados, incluindo eu mesmo. O objetivo da competição não era projetar um prédio, mas a nova moeda comemorativa de 5 euros com o tema "A Holanda e a Arquitetura". O ganhador será recompensado com um belo prêmio, mas o melhor de tudo com uma honra: ter o seu design concretizado numa moeda verdadeira dentro da Holanda.

Eu abordei o assunto "A Holanda e a Arquitetura" de dois pontos de vista. Por um lado, um tributo à rica história arquitetônica holandesa, e por outro lado, a qualidade da arquitetura holandesa contemporânea. Elas também formam os dois lados da minha moeda. Tradicionalmente, a parte frontal da moeda necessita do retrato da rainha, enquanto a parte traseira mostra o valor da moeda.

Parte Frontal:
Photobucket

Quando alguém olha com atenção (clique na imagem acima para ampliar) para o meu retrato da rainha, fica claro que o retrato dela é construído com os nomes de importantes arquitetos holandeses. Nas bordas, os nomes estão claramente legíveis, enquanto eles vão ficando menores em direção ao centro. Sob um magnífico óculos, todos os nomes estão legíveis, mas ficam somente com o olho humano. É fascinante ver como uma coisa tão antiga, como uma moeda, pode, dessa maneira, ser um "compact disc" de informações.

A tensão entre o que é legível e o que não é, também está uma metáfora sobre como o tempo modela a história. Alguns grandes nomes do passado, podem ser insignificantes no futuro e vice-versa. Para refletir essa idéia, escolhi não ordenar os arquitetos alfabeticamente ou cronologicamente, mas de um novo jeito: usei a internet como um sismógrafo e ordenei os arquitetos pelo número de vezes encontradas na internet.

Claro que essa ordem nuda com o passar do tempo e essa é outra marca na moeda além do número "2008". Somente os primeiros 109 arquitetos couberam na moeda, então essa foi a seleção imediata. Aparentemente ser famoso é algo exponencial:

Photobucket

Afim de fazer a imagem, criei a minha própria fonte de linha única. Deixei o tamanho da linha mudar dentro do mesmo caracter afim de reproduzir uma figura subjacente:

Photobucket

Photobucket

Nos dias de hoje, a arquitetura holandesa é famosa pela sua forte abordagem conceitual. Isso traduz a si mesmo no fato de que exista não somente muitos livre sobre arquitetura holandesa, como também de arquitetos holandeses.

Na parte traseira da moeda, eu deixei a borda da moeda como uma estante de livros. Os livros crescem como prédios em direção central. Através da cuidadosa organização, eles formam o contorno da Holanda, enquanto silhuetas de pássaros indicam as capitais de todas as províncias. O esquema a seguir revela o processo:

Photobucket

Um dos problemas foi quantos livros colocar: muitos livros finos ou livros mais grossos? Com um livro muito grosso eu conseguiria apenas um círculo. Para conseguir a melhor aproximação do contorno da Holanda, eu precisaria de livros com somente uma página, o que não é o ideal. Por isso eu precisava achar o melhor entre esses dois extremos, como você pode ver no esquema abaixo. No lado esquerdo você pode ver a aproximação do contorno da Holanda, no centro você pode ver a "silhueta" dos livros e na direita a diferença entre a "silhueta" dos livros e o contorno da Holanda:

Photobucket

A seguir está a idéia dos pássaros. Cada pássaro sobrevoa a capital de cada província holandesa. Na moeda final, esses pássaros genéricos foram substituídos por um pássaro típico de cada província.

Photobucket
Tecnologia

Todo o projeto foi feito 100% com software livre. A maior parte consistiu de um software customizado em Python, claro que dentro do editor SPE. Para o poder visual eu usei PIL e pyCairo. De tempos em tempos, GIMP, Inkscape e Phatch me ajudaram um pouco. Todo o desenvolvimento e processamento foi feito em máquinas GNU/Linux que rodavam Ubuntu/Debian. No final, tive que trabalhar no local junto com os técnicos da Royal Dutch Mint (casa da moeda). Então todos os últimos bits foram feitos no meu Asus Eee PC (Ainda continuo querendo saber por que a Asus não oferece o Ubuntu em seus netbooks). O Eee PC demorava um pouco mais (30 segundos em vez de 3 segundos para gerar um moeda inteira), mas fiz o trabalho muito bem. Para descobrir o número de entradas encontradas na Internet, eu redescobri o Yahoo!, que fornece uma API muito melhor para requisições automáticas que seus competidores. Claro que o júri julgou somente o design e não os programas usados, já que outros usaram Maya, Illustrator, etc.

E o vencedor é...

Me orgulho em dizer que eu ganhei a competição! Em breve 350.000 holandeses usufruirão dos frutos do software livre. Adoraria lançar a moeda sob GPL, que poderia, talvez, resolver a crise financeira. Entretanto, por razões óbvias, não tive permissão para fazer isso. Haverá edições especiais para colecionadores que podem ser compradas em todo o mundo: um edição de prata por €30,95 e uma edição de ouro por €194,95. Elas, provavelmente, serão vendidas rapidamente, afinal são verdadeiros itens de colecionador. A moeda será lançada em todos os postos de correios ao público no mesmo dia do lançamento do Intrepid Ibex: 30 de outubro de 2008.

Aqui estão algumas imagens da moeda verdadeira:

Photobucket

Photobucket

A moeda será anunciada 20 vezes no horário nobre na televisão holandesa com um belo clip (estará disponível em breve) e propagandas irão aparecer em diversos jornais. Hoje foi o lançamento oficial da moeda, da esqueda para a direita: eu, o Secretário de Estado da Fazenda De Jager, a chefe estatal do setor de arquitetura Liesbeth van der Pol e o chefe da casa da moeda Maarten Brouwer.

Photobucket

Fonte: von Stani
 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.