Interface do OpenOffice será remodelada

Photobucket

Num projeto de longo prazo, o time do OpenOffice pretende reformular completamente a interface de usuário da suíte de escritório livre. Isso já era amplamente esperado para acontecer na versão 3.0, que, nos olhos dos usuários, já não aparece ser contemporânea. Além disso, os menus da suíte de escritório ser tornaram tão confusos e mal estruturados que os usuários acham impossível achar certas funções - um problema que a Microsoft contornou com o recurso Ribbon no Office 2007. Os Ribbons substituíram os menus clássicos do Word, Excel, Access e PowerPoint na última versão do Office, e chegarão ao Paint e Wordpad no Windows 7.

O Projeto Renaissance agora está agindo sobre as críticas e espera atrair a ampla participação dos usuários. Numa primeira etapa, o projeto quer coletar as experiências e opiniões dos usuários - um questionário online já está disponível e é acompanhado por uma extensão para o OpenOffice que coleta a forma de uso da aplicação e encaminha à equipe do projeto de forma anônima.

A extensão de interação com os usuários será lançada como um download separado no mesmo momento do lançamento do OpenOffice 3.0.1. Ela se tornará uma parte integral da instalação padrão a partir do OpenOffice 3.1. A equipe do projeto diz que quando a extensão está ativada, ela registra as interações do usuário como chamadas de diálogos e menus e uso de atalhos, mas não salva qualquer conteúdo do documento. Os usuários podem ver as informações coletadas nas opções do OpenOffice a qualquer momento. Numa segunda etapa, as informações da etapa um serão usadas para reprojetar a interface de usuário de uma maneira que permita um uso mais eficiente das aplicações de escritório.

De acordo com o líder do projeto, Frank Loehmann, o Renaissance é um projeto de longo prazo. Seus resultados não estarão refletidos no OpenOffice 3.1, apenas numa versão muito futura.

Veja também:

Fonte: Liam Proven@Heise-Online
 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.