Uma certificação Linux lhe ajudará a arrumar um emprego?

Photobucket

Uma certificação Linux lhe ajudará a arrumar um emprego? A resposta é: "Provavelmente".

Existe uma série de certificações Linux. Elas variam desde as avançadas Red Hat Certified Enginner (RHCE) e Novell Linux Certified Enginer (NLCE) até aquelas que são mais apropriadas para administradores de sistemas Linux básicos, como a LPIC-1 do Linux Professional Institute. Todas servem para mostrar que aqueles que as têm são profissionais em Linux em diferentes níveis. Quanto elas ajudam quando se trata de transformar a sua experiência com Linux em um emprego?

David Stokes, gerente de certificação na divisão MySQL da Sun, disse: "Gosto de ver as certificações LPI ou Red Hat mas isso não é um requisito. Você precisa descobrir quantos sistemas LInux/Unix já configuraram, gerenciaram ou utilizaram para eliminar os candidatos de nível caseiro. Depois descobrir o tempo e nível de experiência e que tipo de problemas eles já solucionaram. Isso também ajuda a saber se eles tem experiência além da esfera Linux".

Então, esse é um voto pelas certificações Linux em geral, porém, por outro lado, Nicholas Accada, um administrador Linux e especialista em Infra-estrutura de rede na Nokia acha que "A única certificação que considero como um acréscimo é da Red Hat, as outras geralmente são alarde". Accada, que não tem certificações, acrescenta: "Isso depende do gerente de contratação, mas gerentes que sabem Linux sempre olham além das certificações, ele preferem a abordagem "o que você consegue fazer?".

Accada não é o único que se foca na RHCE e sua certificação relacionada, a Red Hat Certified Architect (RHCA). Jim Wildman, engenheiro Unix/Linux senior na JPMorgan Chase, disse: "No universo Linux, as únicas certificações que me importam são as RHCE/RHCA. Mesmo com elas, irei testar e sondar com afinco o candidato para ver se ele realmente passou no teste legitimamente. Estou muito mais interessado no que um candidato pode fazer do que nos testes em que ele passou".

Para o gerente de contratação, ou no setor de RH (Recursos Humanos), é onde, freqüentemente, uma certificação pode contar mais. Você pode ser capaz de analisar uma rede ou problemas de hospedagem com o Nagios, um programa open source de monitoração de sistema e rede, enquanto dorme, mas se você não tiver a sopa de letrinhas certa no seu currículo talvez você nunca consiga uma chance para mostrar o que você é capaz.

Fonte: Steven J. Vaughan-Nichols@LinuxPlanet
 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.