VNC no PCLinuxOS

Mais um tutorial "importado". Primeiramente, há duas formas de criar um servidor VNC: sem habilitar a parte gráfica e habilitando a parte gráfica. Sem a parte gráfica, você tem todos os comandos do servidor por um terminal no seu pc. Com o X habilitado, a navegação fica um pouco devagar - dependendo da conexão - mas é mais familiar. Vamos ao tutorial - mais uma vez feito pelo KDulcimer:

Por favor, note que o VNC é um protocolo que roda abertamente, sem segurança. Não tem problemas para a sua rede doméstica e, provavelmente, para a rede do seu trabalho, mas se você precisa de uma conxão VNC segura, você terá que pesquisar sobre tunelamento via SSH.

Você sabia que você pode acessar o desktop de um computador de outro máquina facilmente via VNC? O VNC é um pequeno protocolo que lhe permite ver o desktop de outro computador sobre uma rede.

Para usar o VNC, instale o tightvnc-server e um cliente VNC com o tightvnc. Abra um terminal no "servidor" e rode o comando "vncserver". Configure uma senha.

Ache o endereço IP do seu servidor. No terminal, faça o comando ifconfig. A segunda linha deve começar com "inet addr:". O que segue é o seu endereço IP.

Agora vá até a outra máquina na rede e inicie o tightvnc. Digite o endereço IP do servidor e adicione um ":1", ficará parecido com isto:

192.168.0.100:1

Não é muito se parece muito com um desktop, parece? Você tem apenas um terminal ou talvez nem isso. Volte ao o servidor e rode killall Xvnc para parar o servidor VNC.

Abra o arquivo ~/.vnc/xstartup num editor de texto e modifique-o com o que segue:

#!/bin/bash
[ -x /etc/vnc/xstartup ] && exec /etc/vnc/xstartup
[ -r $HOME/.Xresources ] && xrdb $HOME/.Xresources
startkde &


Observe que se você quer rodar algo além do KDE dentro da sessão VNC, você fazer isso mudando a linha "startkde &" para qualquer outro ambiente desktop que você deseja iniciar. Por exemplo, no meu sistema eu estou rodando o OpenBox, então eu coloquei:

#!/bin/sh
[ -x /etc/vnc/xstartup ] && exec /etc/vnc/xstartup
[ -r $HOME/.Xresources ] && xrdb $HOME/.Xresources
openbox-session &


Se você usa o GNOME use o código abaixo:

#!/bin/sh
[ -x /etc/vnc/xstartup ] && exec /etc/vnc/xstartup
[ -r $HOME/.Xresources ] && xrdb $HOME/.Xresources
unset SESSION_MANAGER
gnome-session &


Crie um arquivo chamado ~/.kde/Autostart/vncserver e coloque este código nele:

#!/bin/bash
if [ ! "$(pidof Xvnc)" ];
then vncserver;
else echo "vncserver is already running";
fi &


Observe que com esse código, se tiver mais de um usuário logado, somente o primeiro usuário terá uma sessão com o servidor VNC rodando.

Agora abra um terminal e rode este comando:

chmod 755 ~/.kde/Autostart/vncserver

Fiz um vídeo com a demonstração de como fica o uso do VNC por esse tutorial com o servidor em diferentes distribuições.

 
Powered by FeedBurner Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.